sexta-feira, 26 de junho de 2009

Departamento Médico cruzeirense trabalha firme para recuperar jogadores lesionados



Foto: VipComm/Divulgação

Departamento Médico cruzeirense trabalha firme para recuperar jogadores lesionados

Da Toca II


Envolvido em duas competições no momento, o Cruzeiro tem oito atletas em recuperação no Centro Avançado de Reabilitação Esportiva (CARE), com diferentes tipos de lesão. Para que o time volte a contar com eles para a Copa Santander Libertadores e o Brasileirão, médicos e fisioterapeutas trabalham em tempo integral para recoloca-los em condição.

"São fases que a gente passa durante o ano. Praticamente temos um time de futebol no Departamento Médico, entre lesões graves, moderadas e menos complicadas. Mas todas demandam um certo tempo para tratar e aí a gente encontra essas dificuldades. O empenho é muito grande, praticamente trabalhamos 12, 14 horas por dia", disse o médico Octacílio da Matta.

O trabalho do DM é diretamente influenciado pela época do ano, que é de jogos decisivos pela Libertadores, e especificidades do esporte, como explica da Matta.

"Um número baixo de lesões musculares implicitamente mostra que existe uma preparação razoável. Se existe um número grande de lesões por choque, contusões, entorses e lesões ligamentares, isso já é do próprio tipo de esporte que se pratica, aliada, de alguns anos para cá, à intensidade do futebol, que aumentou muito", afirmou.

Fabrício, Sorín e Gerson Magrão estão com lesões musculares na coxa direita. Os dois primeiros se contundiram no jogo contra o Palmeiras, em 14 de junho, e Magrão, três dias depois. Os dois laterais deverão retomar as atividades na próxima semana.

"O Sorín teve uma contratura forte na região posterior da coxa e a gente resolveu por bem, para que essa lesão não se estendesse, poupá-lo, principalmente dos treinos e dos jogos seguintes também. Ele se encontra bem e a partir da semana que vem ele provavelmente vai iniciar a transição para a preparação física", observou.

"O Magrão tem uma lesão grau um (em escala de um a três) na região posterior da coxa direita. O prognóstico é muito bom e a evolução muito boa. Provavelmente no início da semana a gente deve intensificar os treinos. Se ele responder bem, a gente já deve passá-lo definitivamente para a preparação física", afirmou.

"O Fabrício precisa de uma avaliação um pouco mais criteriosa e esperar um pouco mais para a gente ter uma condição melhor", completou.

O lateral-esquerdo Athirson sofreu lesão do ligamento colateral medial do joelho esquerdo em jogo contra o São Paulo, no dia 31 de maio, já entrou na fase final de recuperação e deverá iniciar a transição para o campo na próxima semana.. O zagueiro Léo Fortunato teve o mesmo problema no último dia 21, ante o Barueri, e precisará de quatro a seis semanas de tratamento.

"O Athirson está evoluindo muito bem. O prazo que nós pedimos foi de quatro a seis semanas. Ele entrou na quarta semana com uma evolução muito boa. Inicialmente o que estava programado seria que, no início da próxima semana, passaria para a preparação física, aquele período de transição, antes de voltar a jogar", analisou.

"O Fortunato teve uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. Ele está medicado, encontra-se em tratamento e a evolução é muito boa. Mas a previsão é um pouco arrastada. Seria uma lesão semelhante à do Athirson. Pode ser que ele ganhe um tempo e antecipe a recuperação", avaliou.

Para Octacílio, é preciso ter muito cuidado e critério na hora de antecipar ou não o retorno de um jogador. Caso o tempo necessário não seja devidamente respeitado, uma nova lesão pode ocorrer, ou mesmo o agravamento da já existente.

"Eu costumo falar para os jogadores do tempo biológico. Um corte, uma lesão muscular, têm um tempo para que o organismo comece e acelere essa cicatrização. Se você antecipar esse tempo, a chance de ter uma recidiva ou agravar a lesão é muito grande. Temos que ter muito cuidado para tratar do atleta", concluiu.

(Esse material está liberado para reprodução. Os órgãos de imprensa devem citar o Site Oficial do Cruzeiro como a fonte da informação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário